Blog Roxo por Belford Roxo

Belford Roxo ainda tem vagas disponíveis para curso de qualificação em construção civil

Posted on: 29 de junho de 2009

construcao-civil

Qualificação profissional, com auxílio transporte e alimentação durante o curso, sem perder o benefício do programa. Isso é o que pode acessar os beneficiários do Bolsa Família no Estado do Rio de Janeiro, que receberam carta do Governo Federal para a seleção de ações de qualificação profissional no setor de construção civil, dentro do Plano Setorial de Qualificação (Planseq). E melhor: ainda há vagas! O benefício é parte do convênio entre a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda e o Ministério do Trabalho e Emprego que irá qualificar mais de 15 mil trabalhadores.

– Ainda encontramos dificuldade em cumprir o cadastramento de beneficiários do Bolsa Família, pois eles acham que poderão perder a bolsa. Não vão! Na verdade, o aluno, além de se qualificar e continuar com o benefício do programa, receberá auxílio para transporte e alimentação durante o curso. É uma chance única de se preparar para o mercado de trabalho – salienta o secretário estadual de Trabalho e Renda, Ronald Ázaro.

O público prioritário é formado por beneficiários do programa Bolsa Família, que tenham de 18 a 60 anos e a 5º ano completo (antiga 4ª série do Ensino Fundamental). Há uma reserva de 30% das vagas para mulheres, e 5% poderão ser preenchidas por trabalhadores inscritos nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

O titular do benefício poderá ainda indicar outros membros da família que estejam interessados, desde que os mesmos atendam aos pré-requisitos citados (18 a 60 anos e 5º ano completo). O beneficiário não é obrigado a participar do programa e a recusa não representa risco de perder a bolsa.

– A maior parte dos inscritos, até agora no programa, são mulheres. Se continuar assim, teremos mais de 50%, o que é uma grande novidade para a área de construção civil – afirmou a subsecretária de Formação e Qualificação Profissional, Márcia Cristina Garcia.

O objetivo desse Plano de Qualificação é atender à demanda de mão-de-obra qualificada na área da construção civil, gerada por ações como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Serão oferecidos cursos de pedreiro, azulejista, pintor, encanador, reparador, eletricista, armador, auxiliar de escritório, gesseiro e carpinteiro. Segundo Marcos Pereira, cada trabalhador poderá fazer até dois cursos.

O Planseq, um instrumento complementar do Plano Territorial de Qualificação (Planteq), com edital nos mesmos moldes, e tem previsão de início para agosto. Serão contemplados os municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti; Itaboraí, Niterói e São Gonçalo.

Os interessados devem se dirigir, munidos da documentação necessária, a uma das agências do Sine para efetivarem suas inscrições. Caso o município do beneficiado não possua uma agência, a inscrição poderá ser efetivada nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A execução do Planseq-Bolsa Família compete a Subsecretaria de Qualificação Profissional da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda. Os endereços das agências estão no site da Secretaria de Estado do Trabalho e Renda.

Fonte: Governo do Estado do Rio.

Anúncios

10 Respostas to "Belford Roxo ainda tem vagas disponíveis para curso de qualificação em construção civil"

gostaria de saber informacoes sobre o curso

EU QUERO PARTICIPA DO CURSO DE PEDREIRO

EU GOSTARIA DE PARTICIPARPA DESSE CURSO DE PEDREIRO COMO FAÇO PARA ENTRA EM CONTADO

Conforme informado no site da Secretaria de Estado do Trabalho e Renda, a agência de Belford Roxo fica na Rua José da Cunha, 268, em Areia Branca. O telefone da agência é (21) 37711636 / 37715544. E o e-mail é belfordroxo@trabalho.rj.gov.br

Gostaria de saber como faço para fazer um curso de pedreiro e se ainda tem vagas ? bom dia

Roberta,
conforme informado no site da Secretaria de Estado do Trabalho e Renda, você deve entrar em contato com a agência de Belford Roxo fica na Rua José da Cunha, 268, em Areia Branca. O telefone da agência é (21) 37711636 / 37715544. E o e-mail é belfordroxo@trabalho.rj.gov.br

Obrigada pela informação irei entrar em contato .

Bom dia verifiquei o transporte mais e muito longe pois moro no bairro de Ramos e a passagem e muito cara gostaria de saber se tem o curso em algum bairro mais perto ? obrigada e bom dia .

Sugerimos que se informe diretamente com a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda sobre outros regiões onde o curso é oferecido. Você pode enviar uma mensagem para a secretaria através do site http://www.trabalho.rj.gov.br/pages/fale.asp

eu quero fazer o curso de construsao civil eu perdi a carta que me foi emviada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

junho 2009
D S T Q Q S S
    jul »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Atualizações Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Mais um blog?

A idéia deste blog é concentrar notícias, informações úteis e curiosidades sobre a cidade de Belford Roxo publicadas na Web. Saúde pública, segurança, desenvolvimento, educação, concursos, cultura, política, esportes e muito mais.
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: